Estamos hoje vivendo um grande momento...

segunda-feira, 21 de março de 2011
Por Wellington Alvarenga


...Um momento de descoberta. Na verdade, de redescoberta, onde sabemos e aprendemos a conviver em sociedade.

A origem da palavra “sociedade” vem do latim societas, uma “associação amistosa com outros”. Societas é derivado de socius, que significa “companheiro”, e assim o significado de sociedade é intimamente relacionado àquilo que é social. Está implícito no significado de sociedade que seus membros compartilham interesses e/ou preocupações mútuas sobre um objetivo comum. Como tal, sociedade é muitas vezes usado como sinônimo para o coletivo de cidadãos de um país governados por instituições nacionais que lidam com o bem-estar cívico.

Em Sociologia, uma sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem constituindo uma comunidade.

Pois bem, este é o momento. Vamos interagir! Nós (a “sociedade”) devemos desconstruir o preconceito em relação aos homossexuais!

Primeiro: não existe um gay mau-caráter, ou repugnante, ou, ainda, vulgar. O que existe são pessoas de má índole, sejam elas homo ou heterossexuais. Pessoas são assim (ou não), e não se pode rotulá-las por conta de suas orientações sexuais. É errado fazer isso!

Hoje é o momento que todos nós buscamos. Queremos viver a “sociedade” em sua extrema significância, pois todos – homens, mulheres e principalmente as crianças gays – têm o direito de viver em sociedade.

Mas como agir se nem mesmo um educador sabe interagir com esta diversidade?

Agora é a hora de trocar, mobilizar, coexistir e dividir, para construir uma nova convivência de respeito amor e fraternidade em nossa existência. Por que dizer somente após a morte de alguém que "ele era tão legal..."? Não dá mais!

Wellington Alvarenga é membro da CUFA LGBT e integrante da CUFA Rio de Janeiro

0 comentários:

Postar um comentário

 
© CUFA LGBT - Favelas, Diversidade & Direitos Humanos | Webmaster: Hugo Rafael.