Linha Dura virou gay?

sexta-feira, 22 de abril de 2011
Tire você mesmo a sua conclusão, segue abaixo a entrevista com o Rapper Linha Dura, ele fala sobre um assunto polêmico e também do seu novo Álbum.



Por Enderson Fernandes - Favela Comunicação

Por que resolveu escrever uma letra com um tema tão espinhoso?

Linha Dura: “Cara, eu estava no cabelereiro esperando minha hora, e passou na televisão o preconceito que aquele jogador de vôlei Michel sofreu em uma partida, onde, crianças, jovens senhoras gritava em coro o chamando de bicha, gay. Nessa do meu lado, tinha um homem alto, negro, com voz forte e firme que começa a chamar a sociedade de hipócrita, dizendo que realmente ninguém gostaria que o filho fosse gay, ou filha lésbica, o “cara” começou falar uma “pá”de coisa, parecia uma metralhadora que não parava de “cuspir” palavras ofensivas aos gays. Todos no salão estavam quietos, como eu também adoro uma “confusãozinha”, só de vez enquando (risos), já que estava demorando chegar minha vez, entrei no debate e deixei o clima tenso no salão, comecei a falar sobre as conquistas das mulheres, das cotas em universidades, dos pastores que recebem o chamado divido, mas se envolvem em política partidária, e das opções sexuais das pessoas, ai “cê” já viu, em resumo o “cara”me perguntava coisas como: Você é maluco? Você é gay? E por ai vai.

Então resolveu fazer uma música em prol dos gay?

LD: Na verdade a música é principalmente para causar uma discussão entre nós heterossexuais, pois os gays, as lésbicas, os travestis e todas as outras categorias já lutam há anos pelos seus direitos, e nós homens (héteros), de certa forma, ignoramos e deixamos “rolar”, pois achamos que não temos nada com isso, eu acho o contrário, pois temos tudo haver com o assunto e com todos os outros assuntos que acontecem no mundo, não estamos aqui apenas de passagem.

Se você fosse um político, defenderia tranqüilamente o casamento gay? e tantas outras reivindicação do movimento?

LD: Se o movimento me procurasse eu iria propor uma consulta pública assim como foi feito com o desarmamento, mas acho que o movimento não iria conseguir muita coisa com isso, de certa forma, seria um primeiro passo, eu quero deixar claro que sou heterossexual assim como acho também que a maioria é, portanto, pensamos como hétero, eu digo isso, porque realmente tem uma “porrada” de coisa que não buscamos saber, não entendemos, e talvez achamos que muitos direitos que os homossexuais exigem vão deixar nossa sociedade vulgar, promiscua, não sei se a consulta pública seria um avanço, eu não quero pagar de moderno, mas a sociedade não quer discutir o assunto, ficando somente entre as pessoas do movimento com as autoridades, uma consulta já provocaria isso. Repare que tudo que estou falando é achismo, acho que o desarmamento foi uma tentativa sem sucesso, e também acho que a consulta pública para o movimento LGBTTT (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis e transgêneros) também seria, o que significa que falta mais organização ainda em parte do movimento, ou seja, falta esclarecer ainda para sociedade suas reivindicações, mas um dos problemas é que no geral as pessoas ignoram o assunto. Acho que o movimento tem que conseguir mostrar pra sociedade que suas reinvindicações não se resume na parada gay. Assim como nossa reivindicações não se resume no carnaval, a festa é uma concentração onde as familias bolsanárias da vida tem que entender que serve pra mostrar pro mundo que existe pessoas que pensam diferente e que gostaria de ser tratado com o mesmo respeito, bom eu acredito que seja esse um dos objetivos.

MUNDO PERFEITO QUEM ACREDITA É LOUCO… como assim, O que quis dizer?

LD: Quero dizer que conheço dois caminhos para uma decisão, ou é bom senso ou é voto, a primeira opção é a qual eu acredito que seria a perfeição ou o mais próximo delas, mais na maioria das vezes não é possível, portanto sempre vai ter um lado descontente, nesse caso o movimento LGBTTT (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis e transgêneros) esta em desvantagem, pois são minorias, mas acredito que com o tempo eles terão mais avanço, assim como as mulheres hoje conquistaram inúmeros espaços, na minha opinião; o mundo perfeito nunca existiu, acho que deveríamos buscar ao máximo essa perfeição na base do respeito ao direitos das pessoas que conseguiram pelos meios democráticos ,ou seja, o voto. Se você editar a frase ela vai dar uma conotação preconceituosa, como já aconteceu de um amigo radical gay falar para mim que estava chamando eles de imperfeitos, jamais, porém sei que sempre vai ter um desses assim como já vi vários irmãos negros, várias feministas pegar um termo e criar inúmeras teorias de perseguição, de qualquer forma, como nunca sofri preconceito homossexual, porque não sou um, mas já sofri vários por ser negro, sei bem o que é ter um sentimento desse, espero que no geral as pessoas não enxerguem dessa forma, pois a letra toda eu deixo claro que respeito o direito de todos (as) ou pelo menos tento o máximo.

Já pensou em fazer alguma campanha com essa composição?

LD: Todas as minhas composições tem o intuito de fazer as pessoas refletirem sobre o assunto que abordo, a música esta ai, quem quiser compor em cima, fique a vontade #todavida (risos). Em resumo acho que eu não tenho que lançar campanha, quem tem que lançar campanha Talvez seja o movimento LGBTTT, porque eu como hetero estou buscando sempre me sentir contemplado com os meus direitos.

Fala um pouco do mais do seu novo disco.

LD: Resumidamente, o nome do disco é EM BUSCA DA VERDADE, vai sair pelo selo TODAVIDA, um selo específico para o mundo da música negra. Os temas das letras continuam sendo politicamente marginal e vêm buscando a verdade, sempre, que cada vez mais aprendo que são várias, pois cada um ora por um tipo de Deus, de santo, cada um é um universo, estou gravando mais uma vez no Estúdio INCA, por ser um lugar que me sinto muito bem, onde tem ótimos profissionais do mundo do áudio, estou trazendo nas músicas o jazz, o soul, o funk, e várias outras vertentes da música negra, sem esquecer, é claro, dos nossos instrumentos afro-matogrossensse que é a viola de colcho, o ganzá, o moucho, as mulheres do siriri respondendo o coro têm música que me inspirei muito do disco da Vera e Zuleika, estou ouvindo muito rasqueado, vai ser um produto super moderno com um sentimento da cuibania e do povo mato-grossense. Em breve espero que gostem!

Letra: Mundo Perfeito
Autor: Linha Dura
Disco: em busca da verdade (em breve)
Selo: Todavida

Preconceito ,falta de justiça social para as mulheres, gays, lésbicas, travestis, transexuais etc etc.
Segue a opinião de um Hétero. Heia Linha Dura. (EU, eu, eu)
Tô ligado que eu vou ser taxado.
Piadinha dos meus aliados.
Fazer o que é o mundo macho.
Uma pá pensando com a cabeça de baixo.
Sou a favor do direito de todos.
Mundo perfeito quem acredita é louco.
Eu não concordo com a unanimidade
Por isso eu respeito a diversidade.

SOCIEDADE O DIREITO É PRA TODOS.
MUNDO PERFEITO QUEM ACREDITA É LOUCO.
TODO PODER EMANA DO POVO.
Ei BRASIL PRECONCEITUOSO. (2x).


Falta respeito, dignidade.
Viramos monstro, nas ruas da cidade.
Sou a favor sim da liberdade.
Da orientação pra felicidade.
É pela vida, cidadania.
Sem promiscuidade, sem putaria.
Minha rima é contra toda a hipocrisia.
Tão perguntando e seu filho e sua filha?
Eles que sabem são protagonistas.
Eu acredito na autonomia.
Mando um recado para o mundo machista.
Sou a favor é das minorias.
Tudo é decidido com o voto na urna.
Organização para uma vida justa.
Tem que fazer pressão.
Tem que fazer ação.
Postura e posição contra discriminação.
Mais um fugindo da escola.
A aula inteira chamado de boiola.
Sem qualificação, é prostituição.
A vida segue e o caos continua irmão.
Pastores chamam de pecadores.
Pra mim são trabalhadores.
Todos são homens, todas são mulheres.
Mais sexo, faz do jeito que preferem.

SOCIEDADE O DIREITO É PRA TODOS.
MUNDO PERFEITO QUEM ACREDITA É LOUCO.
TODO PODER EMANA DO POVO.
Ei BRASIL PRECONCEITUOSO. (2x).


A rima segue, o rap é compromisso.
Na busca da verdade, pelo equilíbrio.
Sem tirar ninguém, sem condenar alguém.
Intolerância só piora num tem?
O mundo está um caos, o alvo esta errado.
Ninguém nasceu pra ser discriminado.
Vamos chegar em uma guerra civil.
É isso que tu quer Brasil?

Conheçam outros trabalhos do Linha Dura.
http://www.linhadura.tnb.art.br/
myspace.com/linhadura
Twitter: @linhadura
E-mail: linhadura@gmail.com
 
© CUFA LGBT - Favelas, Diversidade & Direitos Humanos | Webmaster: Hugo Rafael.